Prefeitura juntamente com a Coordenação do Meio Ambiente realiza curso de brigadista.

O município de Divinópolis – TO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Defesa Civil Municipal e Defesa Civil Estadual por meio do Termo de Cooperação realizou entre os dias 30/06 e 01/07/2020 o Curso de Formação de Brigadistas para fins de atendimento do Protocolo do Fogo, capacitando a Brigada Municipal para de fato combater e prevenir a queimada no município.

Você já ouvir falar em Brigada Municipal? A Brigada nada mais é do que um grupo de pessoas que atua na prevenção e no combate a incêndios, na evacuação de ambientes de riscos, no atendimento de emergência, nos primeiros socorros e na checagem de extintores e saída de emergência.

A formação dos brigadistas em cursos é o diferencial de uma brigada de incêndio, na hora de agir, para isso existem cursos de combate a incêndio. Mas para ser membro da brigada não basta fazer o curso, os profissionais precisam realizar diversos exercícios simulados no próprio ambiente de ação para compreender bem como atuar em situações de emergência real.

Durante a parte prática do curso de formação dos brigadistas que aconteceu no Futuro loteamento, localizado no Setor Fernandinho, próximo a escola Municipal Isabel Carlos Wanderley no dia 01/07/2020 foram realizadas simulações de queima controlada para demonstrar como os brigadistas devem atuar em situações reais de emergência.

Além da atuação dos brigadistas é necessário que você faça sua parte. Se você tem o costume de queimar lixo doméstico, jogar bitucas de cigarro na vegetação e manusear o fogo de forma descontrolada, está na hora de mudar esses hábitos.

As queimadas causam diminuição da biodiversidade, alteram a qualidade do ar, aumenta doenças respiratórias, causam danos ao patrimônio público, entre outros. Por isso, faça também a sua parte e ajude no combate e prevenção de incêndios. Fonte: VRP Ambiental, 2020.