DIA MUNDIAL DA ÁGUA


25 Mar
25Mar

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em comemoração ao Dia Mundial da Água informa que a água é essencial para todas as atividades da vida humana e mais amplamente do Planeta Terra, ela está relacionada não só com o surgimento de vida na Terra, mas também com a sua evolução, por isso foi criado o este dia, comemorado no dia 22 de março, para que o ser humano pudesse refletir e discutir sobre este tema com o intuito de preservar este recurso. 

Esse recurso tem tamanha importância, que cerca de 70% da superfície do planeta Terra é coberta por água, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais, além de fazer parte de inúmeras atividades dos seres humanos. Entretanto, a maior parte da água no planeta é salgada, e somente 2,7% é de água doce e, desse percentual, apenas 0,1% corresponde à água doce disponível para utilização humana. A falta de água é uma ameaça, uma vez que a água é fonte de vida e estamos tão habituados à presença dela que só realmente se dar o devido valor da sua importância quando ela faz falta. Preservar os recursos hídricos é preservar a existência humana, por exemplo, a maior parte das células do corpo humano possui água, por isso ingerir água é uma necessidade.

A água é essencial em uma cidade em todas as atividades diárias, dessa forma é preciso disponibilizar para a população uma água de qualidade com padrões de potabilidade, caso esse quesito não seja atendido, pode gerar consequências, como por exemplo, a veiculação de doenças em toda a população. Assim é preciso sempre que seja consumida água com qualidade e tratada. 

A seguir alguns cuidados que se deve ter: 

Não tomar banhos demorados. Cinco minutos costumam ser o tempo suficiente para termos uma boa higienização; 

Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue. Evite brincadeiras com a água. Troque-as por outras. Elas podem ser tão divertidas quanto às com água; 

Em vez de mangueira, utilize a vassoura e balde para limpar pátios e quintais; 

Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim; Cheque vazamentos e desligue sempre a torneira;

 Evite usar copos descartáveis, mesmo os recicláveis. Tanto a produção quanto a reciclagem deste material demandam o consumo de muitos litros de água. Prefira ter sempre em mãos uma caneca (daquelas de plástico mesmo) ou uma garrafinha de água.