Covid-19- Unidades de Saúde Básica, Sub-Tenente Valdir Teles Paixão recebe pacientes com sintomas do novo coronavírus.

Desde o inicio da pandemia do covid-19  a Secretaria de Saúde de Divinópolis, capacitou os profissionais das três UBS (Unidade Básicas de Saúde) do Município para a realização do primeiro atendimento aos pacientes com  sintomas do novo coronavírus.

Na UBS Sub-Tenente Valdir Teles Paixão, o atendimento esta funcionando da seguinte maneira: Os pacientes chegam ao local e logo são atendidos pela Enfermeira Coordenadora da unidade, que classifica a situação do paciente, Se o paciente tiver em estado moderado é encaminhado para o HPP( Hospital de Pequeno Porte Jhon Derik Partata) na qual ele permanece na ala que foi destinada ao Covid-19, ate que o quadro seja estabilizado, assim o paciente é liberado para cumprir o isolamento domiciliar.  Já os pacientes em quadro clínico grave são encaminhados para outro Hospital através do núcleo interno de regulação do estado.

A Enfermeira Coordenadora da UBS, Sub-Tenente Valdir Teles Paixão, Dina Paula falou sobre a realização dos testes rápidos, "Atualmente nas duas últimas semanas obtivemos uma diminuição no número de testes realizados. Nessa semana foram realizados 20 testes de Swab. Sendo que no mês passado esse mesmo número foi contabilizado em um único dia".

No HPP do Município, profissionais da saúde foram capacitados para receber os pacientes e para o manuseio adequado de equipamentos como o respirador.

Logo após a primeira avaliação feita pelo enfermeiro o  paciente é encaminhado para o atendimento médico, onde é feito a notificação, os pacientes ficam por 14 dias recebendo acompanhamento diariamente da Equipe de Saúde da Família (ESF) e pela coordenação do COVID do município via-telefone na qual atuam tanto na parte clinica como na saúde mental do paciente.

Em caso de sintomas procure a UBS, Endereço: Rua Marcilon Martins S/N Setor Fernandinho Telefone:(63) 98456-3657 Horário das 07:30 as 11:30 (manhã) 13:30 as 17:30 (tarde). Atendimento noturno das 18:00 as 22:00 todas as terças-feiras.