Covid-19 - UBS Vereador Naildo Alves.

Para garantir assistência aos pacientes, prestando atendimento digno e humanizado, a Prefeitura de Divinópolis juntamente com a Secretaria de Saúde, adotou medidas para que os pacientes com sintomas mais leves sejam atendidos pelas UBS do Município.

Ao todo são 03 UBS que oferecem acolhimento e atendimento ao paciente com suspeita de Covid-19. Os casos mais leves são atendidos nessas unidades e, havendo necessidade, as equipes podem encaminhar os pacientes para o HPP (Hospital de Pequeno Porte)  ou de referência. Essas unidades seguem um protocolo único de atendimento e já possuem área reservada para os casos suspeito de Covid-19.

Na UBS Vereador Naildo Alves, as marcações de consultas tem sido feitas via telefone, evitando a permanência   dos pacientes nas Unidas Básicas de Saúde. Segundo a Enfermeira Coordenadora da Unidade, Samara Rodrigues de Souza " os pacientes suspeitos de covid-19 são isolados precocemente por precaução para evitar o contato com outros pacientes que estiverem na Unidade para consultas de rotina. Ainda no Local os pacientes são orientados a permanecer de máscara ( uso obrigatório pelo Decreto 073/2020)".

Após a consulta os pacientes com suspeitas é notificado e orientado pelo médico sobre o isolamento domiciliar que deve ser de 14 dias, segundo a portaria de consolidação n°04, anexo v, capitulo I, seção I. " Todos os pacientes são acompanhados diariamente via telefone pela equipe de saúde da família (ESF) e pela Coordenação do Covid-19 de Divinópolis. Já os testes rápidos é realizados de acordo com a demanda de pacientes com sintomas, contou a Enfermeira Coordenadora da Unidade Vereador Naildo Alves Samara.