Reinauguração da quadra poliesportiva Maria Alice M. da Luz

 

Emoção marca reinauguração da quadra poliesportiva Maria Alice em Divinópolis TO

 

 

Na manhã deste sábado (05), foi reinaugurada a quadra poliesportiva da Escola Municipal Isabel Carlos Wanderley, no setor Fernandinho em Divinópolis do Tocantins. A cobertura da quadra custou ao governo federal por intermédio do convenio com o executivo de Divinópolis com o FNDE, cerca de 184 mil reais, sendo que o piso e outras reforma ficou orçada em 70 mil reais oriundos dos cofres da prefeitura, totalizando 254 mil reais aos cofres públicos.

Foram pouco mais de um ano e meio até a obra ser finalmente inaugurada. A secretária municipal de educação Dilza de Sá, em seu pronunciamento agradeceu o prefeito Padre Florisvane (PSD).“Agradecemos o prefeito Padre Florisvane (PSD), pelo empenho, em melhorar as nossas escolas e a educação do município” enfatizou a secretária que estendeu ainda os elogios à diretora da Unidade Escolar professora Vera Lucia Machado.

O vereador Valdivan da Silva (PT), lembrou que foi aluno da escola Isabel Carlos Wanderley e posteriormente retornou a escola, dessa vez para ser professor por um breve período. A vereadora Joelma Dias (DEM), disse em seu pronunciamento que foi diretora da Unidade Escolar nos anos 2007 a 2008.

O ex-prefeito Hamilton Edson de Araújo (Hamilton Crente) (PMDB), autor da construção da quadra poliesportiva, parabenizou o gestor pela reinauguração da obra que o pmdbista inaugurou na década de 90, “Parabenizo o senhor prefeito por essa iniciativa tão importante, que á de contribuir muito com a educação esportiva. A crise que assola o mundo, não foi capaz de impedir o prefeito de ter sua iniciativa de renovar esta quadra, reiterar meu apoio irrestrito a sua administração, aos seus auxiliares e aos vereadores” declarou.

O deputado estadual Nilton Franco (PMDB), não economizou palavras pra enaltecer a atuação do gestor, “Além de inaugurar essa obra hoje, está preservando o patrimônio público, além disso, tem mais obras pra ser inaugurada, e o que eu fiquei impressionado,  ele vai começar a construir asfalto com recursos próprios, eu desafio o prefeito que faz asfalto com recursos próprios, isso prova o bom gestor que você é, prova a seriedade que você tem conduzido a administração de Divinópolis” elogiou o sacerdote.

O também deputado estadual Zé Roberto (PT), também enalteceu o trabalho de Padre Florisvane (PSD), “Está de parabéns essa construção e mostra acerto que foi o povo de Divinópolis ter elegido esse prefeito e esses vereadores” disse.

No pronunciamento do prefeito Padre Florisvane (PSD), o gestor disse que a educação de Divinópolis TO, tem ensino de qualidade, “A nossa educação tem essa qualidade Dilza (de Sá), até os adversários percebe a qualidade do ensino do nosso município, nós estamos prontos pra investir na educação” destacou.

Florisvane retribuiu os elogios de Franco e Roberto, “Dizer a vocês divinopolitanos, que vocês estão de parabéns, por escolherem dois homens para representar o Vale do Araguaia, o deputado Zé Roberto (PT) e o deputado Nilton Franco (PMDB)” enfatizou.

 

Homenagem

Maria Alice Milhomem a 1º da Esquerda

 

 

A quadra Maria Alice Milhomem da Luz foi inaugurada no dia 1º de junho de 1998, que homenageou a memória da jovem Maria Alice, filha do ex-vereador por Divinópolis José Alencar conhecido como “Zé Lencar”.

Em um pronunciamento eloquente e emocionado, seu Zé Alencar de 70 anos, agradeceu as homenagens póstuma a sua saudosa filha, “Agradeço á você Hamilton, o prefeito que deu nome a minha filha caçula (pra ser o nome da quadra poliesportiva), quero dizer á vocês que chorei quase 15 anos a morte da minha caçula, que vai fazer 20 anos que Deus á chamou” disse o idoso bastante emocionado.

Seu Zé Alencar citou algumas das amigas de infância de Maria Alice, “Eu não poderia deixar de falar no nome de Zilma (Borges) (sua irmã) Celma (Borges) filha do (empresários do ramo farmacêutico de Divinópolis TO) Zilmar, aquelas companheiras que foram com a minha filha até o Araguaia (rio do coco, quando aconteceu o acidente aquático que vitimou Alice), a Meirizane, filha do (saudoso) Miron, (comerciante de Divinópolis TO), a Andréia (Oliveira) filha do senhor Zé Baiano, a Iara filha do senhor João Pinheiro. Encontrando com algumas delas hoje, elas disseram pra mim: ‘os dias já se passaram seu Zé, mas a dor nunca aliviou do seu coração’. A minha caçula não tinha vaidade, minha caçula não bebia” frisou Alencar.

O acidente que vitimou a adolescente Maria Alice, de 14 anos, aconteceu por volta das 16 horas do dia 22 de julho de 1996, na abertura da praia no rio do Coco, em Caseara TO.

De acordo com Zilma Borges, amiga de infância da homenageada, que viu o acidente afirma que Maria Alice pilotava o Jet Ski (motonautica), em baixa velocidade, quando Alice que estava com um amigo perdeu o controle e colidiu com o tronco de uma arvore e teria causado o acidente, “Na verdade ela não estava em alta velocidade, o que aconteceu foi que ela perdeu o controle e bateu em um tronco de uma árvore que tinha na ribanceira do rio, e com o impacto, o moço que estava na garupa, jogou toda força sobre ela” esclareceu.

Ouve rumores de que tivesse havido uma suposta negligencia médica no atendimento a Maria Alice, mas a hipótese foi descartada pela odontóloga, “Quando chegamos ao hospital, de imediato já foi atendida” inocenta a equipe que atendeu a adolescente. A causa da morte de Maria Alice foi hemorragia interna. O rapaz que estava com a vitima teve algumas fraturas no braço e se recuperou.

Zilma nunca tinha falado publicamente sobre o acidente, silencio agora quebrado quase 20 anos depois da perda da amiga. A morte de Maria Alice Milhomem provocou comoção na comunidade de Divinópolis na época do ocorrido.

A irmã de Maria Alice a servidora pública Iara Milhomem relembrou o desejo que a irmã mais nova tinha de conhecer a cidade de Fortaleza – CE, “Ela disse para o pai, que no aniversário de 15 anos, queria ir para Fortaleza – CE, mas foi morar com Deus” homenageou.

 

Se Maria Alice Milhomem da Luz estivesse viva, estaria com 35 anos de idade. Confira na integra o texto que foi lido durante a solenidade que homenageou a memória da adolescente, que era apaixonada por esportes e sonhava em ser médica:

“Maria Alice Milhomem da Luz, nasceu em 28 de dezembro de 1981, filha de Luzia Milhomem da Luz e José Alencar Aires da Luz, natural de Paraíso do Tocantins, ainda era criança quando mudou – se para Divinópolis do Tocantins, Maria Alice era uma menina alegre e extrovertida, adorava esporte em especial handebol, seu maior sonho era se formar em medicina, durante sua permanência entre nós, foi amada e querida por todos”

 

 

Editor: Edson Gilmar

Fotos: Glaykon Cortes

voltar para Esporte e Lazer

show b02s bsd center fwR tsN normalcase|bsd fsN uppercase tsN fwB center show c05s b01s|left show fwB|bnull||image-wrap|login news fwB fwR tsY c10|normalcase fsN fwR tsY c10|b01 normalcase tsY c10 bsd|login news normalcase fwR c10 tsY|normalcase fwR tsY c10|b01 normalcase tsY c10 bsd|content-inner||